![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVUJuzb225-20JqJcN8jhm-aTfyv-Bsp6n7OILPFSwRP3HU7vTfc8RAcA3gmqjtI7b4CZt1UVlCU23482vpnmJNs_x2e1jG6LIWKEDZrkXpiPoHFO1LMHtA-EakdD1oH5boUbiIN0wV78/s320/0cd86b1bf8572291b86714b89fbc3d5c.jpg)
Os números de telefones celulares da Região Sul passam a ter nove dígitos a partir de hoje (6). O usuário que fizer chamadas para esses aparelhos deverá acrescentar o dígito 9 na frente do número original.
A alteração vale tanto para ligações efetuadas a partir de aparelhos móveis quanto de telefones fixos. Os números dos terminais fixos não sofrem alteração e permanecem com oito dígitos.
Ligações para celular com os números de oito dígitos ainda serão aceitas até o dia 16 de novembro. A partir desta data, as chamadas não serão completadas, mas um aviso alertará o usuário da mudança até o dia 13 de fevereiro. Após esse período, apenas ligações com nove dígitos serão aceitas.
Cabe ao usuário alterar os números de celulares na agenda de contatos do seu aparelho.
Segundo o Procon de Porto Alegre, as operadoras de telefonia oferecem aplicativos gratuitos para inclusão automática do nono dígito em todos os contatos de aparelhos móveis.
O aumento de oito para nove dígitos nos números de telefones celulares começou a ser implantado no país pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) há quatro anos. O objetivo é aumentar a quantidade de combinações possíveis e, consequentemente, a disponibilidade de linhas de telefonia móvel.
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul eram os três únicos estados brasileiros onde a mudança ainda não havia ocorrido. Com a inclusão da Região Sul, todos os celulares do país passam a ter nove dígitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário